Emagrecendo para a Vida!: Kefir

Kefir

Kefir


Boa tarde,

Depois de muito tempo procurando finalmente consegui encontrar um doador de Kefir !!!
Para quem não sabe sobre o Kefir segue aqui algumas informações e fotos:


Kefirouquefiré uma colônia de microrganismos simbióticos imersa em uma matriz composta de polissacarídeos e proteínas. Originário do Cáucaso é formado por lactobacilos e leveduras aptos a fermentar diversos substratos – sendo o leite (caprino ou bovino), historicamente, o mais comum deles.

Os grãos de Kefir multiplicam-se conforme vão sendo cultivados, quanto maior a temperatura mais ativos ficam e por conseguinte aumentam mais rapidamente o seu tamanho, por causa disso, são tradicionalmente doados e as orientações para seu cultivo são passadas oralmente. Para fazê-la é bastante simples, podendo ser misturada a frutas, mel e cereais e utilizada no preparo das receitas que tradicionalmente levam leite ou iogurte. Deve-se utilizar no seu manuseio, instrumentos não metálicos, dada a possível reação do ácido da fermentação com os metais, mantendo-o em locais com pouca luz e de temperaturas exteriores o mais constantes possível - 15.°C até 40.°C - quanto maior a temperatura mais rápida será a fermentação, abaixo dos 10.°C o kefir entra em estado de hibernação, por isso se quiser ficar um período sem utilizá-lo, guarde-o no congelador.





O efeito probiótico do Kefir

- limpeza da membrana intestina;
- a vitamina D é muito abundante.
- absorção de cálcio
O maior mérito do Kefir está na alta qualidade e quantidade de aminoácidos e na eliminação de micro-organismos patogênicos da flora intestinal .


O Kefir deve ser mantido em recipiente de vidro e manuseado com colher de pau, coador de café ou peneira de plástico de uso reservado para o mesmo. A tampa de preferência deve ter ventilação , podendo ser de pano ou de plástico com pequenos furos.




Esta é a "muda" que consegui, aqui mostro meu manuseio com ela . Troco o leite a cada 24 horas, uma quantidade de cerca de 250 ml, sendo ele integral ou semi desnatado de preferencia. Peneiro em um recipiente de vidro e com uso de peneira de plástico, não se pode amassar ou espremer a colonia, depois lavo em água filtrada para tirar os resíduos de leite , coloco novamente o recipiente de vidro e acrescento o leite novo. Se quiserem mais ácido e mais grosso apenas deixarem um período maior que 24 horas, sendo no máximo 48hrs. Depois de peneirado bato o conteúdo com uma medida de whey ou albumina ou com uma fruta e tomo aos poucos pela manhã.






Antes de utilizá-lo consultei a minha médica sobre o mesmo, e a mesma me disse que são ótimos os benefícios. Em breve posto receitas com o uso dele.

Beijocas!!!

Fonte: Wikipédia e arquivo pessoal

Um comentário:

  1. Eu uso e AMO os dois kefires, vou alternando entre o de leite e de água, sendo que pela praticidade uso mais o de água, que fermento em suco de uva para me beneficiar também do resveratrol (dica da nutri)!

    o de leite fermento em leite de cabra integral, pois a caseína do leite de vaca me faz mal, mas te aconselho a sempre dar leitinho integral a eles, pois se tiver pouca "comida" (açúcar do leite, ou seja, lactose), eles ficam em jejum e diminuem ou até dormem!

    beijos e boa sorte no uso!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...