Emagrecendo para a Vida!: A Cirurgia !!!

A Cirurgia !!!


 Boa noite,

Espero que tenham gostado de saber um pouco como foi o processo para a cirurgia.
Dando continuidade na postagem anterior vou descrever agora como se deu a cirurgia .

No dia 30/11/2016 ás 06:28hrs dei entrada no Hospital Life Center em Belo Horizonte, e minha gigantesca pasta de exames, autorizações, laudos etc...

Na Unimed  é solicitado para autorização da cirurgia:

- Laudo do psicólogo ou psiquiatra;
- Laudo do cardiologista , risco cirúrgico (exames de sangue diversos e urina) e eletrocardiograma;
- Laudo do pneumologista e espirometria;
- Laudo da nutricionista;
- Laudo do endocrinologista, ultrassom de abdome total, (todos os órgãos: pâncreas, rins, fígado, bexiga, vesícula) endoscopia digestiva alta + biopsia do estômago ( pesquisa de bactéria HPylori);

No dia da cirurgia além de todos os exames e laudos anteriormente citados tive que levar também:

- Termo assinado da consulta pré-anestésica; (Consentimento dos riscos);
- Termo assinado da Cirurgia ( Tipo autorização e consentimento sobre o método e riscos etc);
- Guia de internação autorizada pela Unimed, anexada aos laudos originais.

E como meu plano é apartamento, eu não poderia me internar sem a presença de um acompanhante.

Da recepção já me encaminharam para o 18ºAndar onde fica o bloco cirúrgico.Cheguei lá as 06:40hrs, ficamos aguardando numa sala grande, enquanto uma a uma das pessoas  eram chamadas.
Antes das 7 me chamaram e eu tive que antes de entrar tirar os brincos, anéis, piercing etc e entregar a minha acompanhante. Me levaram para uma salinha minúscula e me entregaram um saco esterilizado com a camisola, touca e sapatilhas. Vesti e entreguei meus pertences a acompanhante, me despedi da mesma e já na lateral da sala a maca me aguardava.

Me levaram para a sala de recuperação (espera) e lá estavam outras pessoas aguardando cada uma a sua vez . O enfermeiro vinha e se apresentava a pessoa, dizia que acompanharia a sua cirurgia, e a levava para o bloco, uma a uma. Deu uma agonia ficar lá esperando vendo um a um sendo levado e eu ficando rs. Quando foi por volta das 07:40hrs, o enfermeiro veio e se apresentou e me conduziu até a sala onde eu fui operada.
Passamos por um corredor largo cheio de salas e pessoas sendo operadas de todos os lados e na sala a minha frente, uma moça sendo preparada para bariátrica.

O instrumentista, o anestesista e o médico assistente se apresentaram. O instrumentista veio, pediu licença e desamarrou a minha camisola soltando-a nos braços e começou a colocar os aparelhos de pressão, as chupetinhas no peito do aparelho de monitoramento cardíaco, e o anestesista me perguntava alguns dados pessoais e digitava num computador à minha direita, logo depois pegou meu acesso na mão direita e me colocou o soro.

Ficamos conversando e eu tentando não ficar nervosa, falando sobre viagem, desejos e nos distraindo até a médica chegar. Por volta de 08:30 hrs  a Dr. chegou, conversou comigo e o anestesista veio com a máscara e depois só me recordo acordando chegando à sala de recuperação 11:40hrs. Algumas pessoas estavam lá também todas grogues que nem eu rs.

Cada vez que eu relaxava na respiração um monte de alarme disparavam na parte de trás da cama, o nível de oxigenação não poderia cair abaixo de 90, ai a enfermeira falava alto :
_ RESPIRA ANANDA, RESPIRA, NÃO PODE TER PREGUIÇA NÃO, RESPIRA !
E eu respirava fundo e ia me recuperando dos efeitos aos poucos, aí as 14hrs me levaram para o quarto.

Minha amiga veio me abraçando na cama quase chorando e falando comigo que um monte de gente havia me ligado e ligado para ela, se eu estava bem e tal, ai falei com ela:
_ Tira uma foto e manda para eles, ai vão ver como estou bem e feliz!!!
Ela ficou me olhando e devia estar pensando (é serio, tirar foto e mandar, tem certeza, você acabou de sair da cirurgia sua doida). Tirou a foto, mandou para algumas pessoas mais próximas, fez algumas ligações, eu conversei com minha mãe e marido e dormiiiiiiiiii.

A cada 4 horas era colocado via intravenosa : PROFENID, OMEPRAZOL, BUSCOPAN E ZOFRAN
Fora isso o soro ligado 24hrs e uma vez ao dia a injeção de CLEXANE.

A médica passava sempre pela manhã bem cedinho e a noitinha, me examinava, saturação de oxigênio, pressão, apalpava a barriga, examinava os pontos e me perguntava como me sentia etc.

Eu andava devagarzinho nos corredores algumas vezes ao dia, conforme indicação para evitar trombose, tomava banho pela manhã com a ajuda da minha amiga, e ficava vendo tv o restante do dia. Fiz amizade com a moça do quarto ao lado que operou no mesmo dia, mesma técnica e tínhamos mesmo peso porém médicos diferentes.

A minha médica não põe dreno e nem pede para usar meia, apenas 10 injeções de Clexane fora as que tomei no hospital.

No terceiro dia a médica me liberou a injestão de água de côco, agua de batata e chá!!! Não via a hora de tomar água. Desde domingo ás 22hrs que não me alimentava sendo que neste dia fiz dieta restrita líquida.

A cada 30min eu deveria ingerir 50 ml. E olha que aquele copinho me saciava viu.


Do pós no hospital as únicas coisas que tenho a relatar:
- a cada 4 horas o enfermeiro vem fazer as medicações e na troca de turno é feito toda uma avaliação : aferição de pressão, temperatura, níveis de oxigenação sanguínea, troca de corativos;
- a barriga fica muiiiiiiiiiiiiiiiiito pesada e enorme, parece estar solta, pendurada, sei lá, a médica disse ser normal, porque os órgãos adormecem até voltarem a atividade normal e o peso fica solto;
- é normal soltar muitos gazes e faz bem;
- não tenha medo de fazer côco, ele só é mais fedido e é normal por conta da medicação;
- a água de batata é cheirosa mas horrívellll.

Um amigo meu nos buscou no hospital e seguimos viagem de forma tranquila e devagar, pois moro á 114 km de Belo Horizonte. Fui sentada no banco de traz, sem cinto e me segurando para não sacolejar muito no veículo. É bom fazer algumas paradas para darmos uma caminhada, e não esquecer de a cada meia hora os 50 ml.

Fui para casa com as seguintes recomendações:
- Ingerir a cada 30 min: água, chás, sucos coados (manga, laranja nada cítrico demais), gelatina diet (mais liquida), água de côco, gatorade, água cozimento de legumes com ou sem carne (cenoura ou batata) coados (coei no coador de nylon);
- não fazer esforços ( carregar peso, fazer atividades domésticas etc);
- caminhar para evitar a trombose;
- evitar dobrar a barriga;
- cuidado com os pontos.
Qualquer alteração informar á médica.

Meu afastamento foi de 30 dias.

TÉCNICA REALIZADA: BYPASS OU CAPELLA



Segue alguns registros:

EU 140 Kg julho 2015

FOTOS TIRADAS ANTES DA CIRURGIA 137,100 kg
Chegando ao quarto após a cirurgia

Amizade que fiz no hospital, Mi, também reduzida

E para matar a curiosidade de vocês as fotos atuais tiradas neste último final de semana, peso 108,700 kg




Desculpem pelo tamanho do post mas queria detalhar bem o processo para entenderem melhor.
Na próxima darei informações sobre a técnica escolhida.

Beijooo e até mais!!!
















3 comentários:

  1. Oba, nova postagem!

    Sempre achei que seu nome era Fernanda rs, uma curiosidade, porque escolheu uma amiga de acompanhante?

    Eu jamais levaria minha mãe hahaha, ela na ânsia de ajudar acaba me deixando nervosa e irritada!

    Você sempre foi linda, mesmo no auge do peso!

    Beijos e não demore tanto pra escrever kkkkk (os blogues andam tudo meio parados)

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!! Estou super feliz por vc, Ananda! Acompanho seu blog desde 2012. Grande vitória! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Como vc já está magra Nanda, feliz por vc demais! Continue nos contando todos os passos, esstou adorando acompanhar, bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...